ARTIGOS

11/11/2021 08:03

ENTENDA A FINALIDADE DO CADASTRO ÚNICO E COMO CONFERIR SE O CIDADÃO POSSUI REGISTRO

O Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (Cadastro Único ou ainda CadÚnico) é um instrumento que identifica as famílias de baixa renda, permitindo que o governo conheça melhor a realidade socioeconômica dessa população.

Desde 2003, o CadÚnico se tornou o principal instrumento do Estado brasileiro para a seleção e a inclusão dessas famílias em programas federais, sendo usado obrigatoriamente para a concessão dos benefícios do Programa Bolsa Família, da Tarifa Social de

Energia Elétrica, do Programa Minha Casa Minha Vida e ainda dos programas mais recentes, como Auxílio Emergencial e Auxílio Brasil.

Por meio do cadastro são registradas informações como características do domicílio, identificação de cada pessoa, escolaridade, situação de trabalho e renda, entre outras. Por isso é essencial ter os dados cadastrados e atualizados para manter os benefícios que possa ter direito.

Quem pode se cadastrar

Podem realizar o registro e se candidatar aos benefícios do governo aqueles que:

* Famílias com renda mensal de até meio salário mínimo por pessoa;
* Famílias com renda mensal total de até três salários mínimos;
* Famílias com renda maior que três salários mínimos, desde que o cadastramento esteja vinculado à inclusão em programas sociais nas três esferas do governo;
* Pessoas sozinhas ou famílias em situação de rua.

Como consultar pelo site

A consulta pode ser feita pelo site do Ministério da Cidadania de forma simples e rápida. Para isso, basta acessar o site do Cadastro Único, preencher o formulário com o nome completo, data de nascimento, o nome da mãe e selecionar o estado e município onde o titular mora. Por fim, selecione "Emitir" para saber se está no cadastro ou não.

Consultando pelo aplicativo

O aplicativo do Cadastro Único pode ser baixado no smartphone pelas lojas oficiais dos aparelhos (Google Play ou App Store). No app, clique em entrar e preencha o mesmo formulário do site com as informações de nome, data de nascimento, nome da mãe e lugar onde mora.

Ainda é possível fazer a consulta por telefone de forma gratuita pelo canal de atendimento do ministério no número 0800 707 2003 na opção 5.

O contato pode ser feito das 07h às 19h de segunda a sexta ou das 10h às 16h nos finais de semana e feriados

Da redacao:  Patricia Bueno Mussi.


Fonte: Contábeis


T tulo fixo

Solicite mais informações:

Entre em contato conosco para solicitar orçamento sobre nossos serviços.

© Athus Contabilidade 2015
Todos os direitos reservados.

Rua Mestre Teodoro Lourenço da Costa, 88
Bairro Consil, Cuiabá MT, 78048-425

(65) 3027-59.59

whatsApp (65) 99307-01.01

[email protected]

Assessor Jurídico

Marcos Davi Andrade

Crie seu novo site Go7
vers�o Normal Vers�o Normal Painel Administrativo Painel Administrativo