ARTIGOS

07/05/2021 08:03

QUAIS OS SETORES QUE MAIS DEVEM CRESCER EM 2021 E NOS PRÓXIMOS ANOS

Quem faz o básico, tem resultados. Mas, quem se dedicar e aplicar diversas formas de tráfego, terá sucesso e uma conversão de venda maior

Os e-commerce vêm se estabelecendo cada vez mais no cotidiano do brasileiro. Em 2020, a pandemia e o distanciamento social trouxeram novas visões de mundo e com o comércio não foi diferente. Quem perdeu o emprego por causa da crise e da pandemia, por exemplo, teve a oportunidade de abrir um novo negócio online e quem já tinha a loja física, teve a necessidade de migrar para o mundo digital para continuar atendendo a demanda dos clientes. A expectativa é que as vendas por e-commerce no Brasil em 2021 cresçam 26%, atingindo um faturamento de R? 110 bilhoes, mantendo a força do setor e indicando uma consolidac¸a~o das lojas e dos marketplaces, segundo expectativa da Ebit|Nielsen.

A pesquisa mostra o desempenho do e-commerce, que neste ano sera´ impulsionado pelo crescimento do número de consumidores, consolidac¸a~o de e-commerces locais, fortalecimento dos marketplaces e maturidade logistica do setor para agilizar a entrega em busca de eficiencia operacional, segundo Thiago Mazeto, diretor de comercial e marketing da Tray, unidade de e-commerce da Locaweb.

E a tendência é um e-commerce cada vez mais consolidado em nichos não populares. Sabemos que é comum comprar eletroeletrônicos, eletrodomésticos, vestuário, acessórios e outros - sendo itens mais comuns na busca. Hoje vejo que a tendência para 2021 é romper as limitações e paradigmas.

Por ser um ano de inúmeras possibilidades para o e-commerce de nicho, o empreendedor que conseguir identificar um produto, serviço e/ou categoria especializada terá sucesso. Principalmente utilizando as múltiplas ferramentas que já existem no mercado, como plataforma de e-commerce, recurso de marketing, gestão da operação e ferramenta de marketing digital e outras - vai ajudar o empreendedor a se consolidar e crescer.

Sabendo operar essas ferramentas e ter os insights corretos vai conseguir surfar a onda do varejo eletrônico - que veio para ficar. E, em paralelo sendo uma outra tendência de mercado, é o avanço do omnichannel.

Quanto mais canais o PME diversificar o seu negócio, existe uma melhora significativa no faturamento dele. Mas também requer uma maior responsabilidade em unificar os canais - evitando a perda de informação, oferecendo uma experiência fluida - desde o início da jornada de compra, até a sua consolidação de compra, pós venda e fidelização da marca.

Portanto, lojas nichadas e o avanço do omnichannel - são as tendências que vejo para 21.

Além disso, o primeiro ponto que o empreendedor precisa entender é a questão de aquisição de tráfego. Aquele que cria e disponibiliza uma loja no online, precisa gerar tráfego para ela, ou seja, levar consumidores para a loja. Existem as maneiras orgânicas, como SEO que é um conjunto de técnicas que otimiza o conteúdo do e-commerce para que ele apareça nas primeiras páginas de busca, como o Google, existem também as redes sociais, mídia paga como Google ADS e outro - além do uso dos influencers - que são pessoas compartilhando a experiência de compra ou a experiência de uso do produto ajudam no tráfego de busca da loja online.

"Para 2021, vejo que a estratégia é saber posicionar a loja virtual e trazer tráfego - e o legal é levar tráfego para loja virtual é: não existe receita de bolo pronta, não existe um jeito certo. Existem ferramentas prontas e estrutura, mas ainda existe muita coisa inexplorada para aquisição de tráfego. Quem faz o básico, tem resultados. Mas, quem se propor a se dedicar e aplicar diversas formas de tráfego, terá sucesso e uma conversão de venda maior", diz Thiago, que é graduado em Gestão de Negócios, o executivo possui MBA em Empreendedorismo, Gestão e Marketing.

E esse é um ponto estratégico, que todo lojista deve ter em mente e estar atento. Com público segmentado e qualificado para sua loja virtual. O empreendedor precisa saber com o que ele está trabalhando. Estudar e buscar novidades sobre o assunto é uma boa maneira de estar inteirado no meio virtual e assim, junto com o omnichannel, trazer o cliente para ótimas experiências. Dessa maneira, o PME fideliza o cliente e aumenta seu negócio. Os e-commerces vieram para ficar, por isso é necessário sempre evoluir junto com a tecnologia.

Da redacao:  Patricia Bueno Mussi.

 


Fonte: Empreendedor


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