(65) 3027-59.95 / (65) 99307-01.01   Fale Agora pelo Whatss. QUERO SER CLIENTE

         E-mail: atendimento@athuscontabilidade.com.br    /    Atendimento das 8:00 as 17:30 / 

ARTIGOS

08/01/2021 08:02

A IMPORTÂNCIA DO OLHAR DO LÍDER PARA A REALIDADE

Um líder, além de ser responsável por uma equipe, um grupo ou até mesmo uma empresa inteira, precisa ainda ter uma visão ampla dos pontos positivos e negativos que o cercam. Mas o que isso quer dizer exatamente?
Significa que, ao mesmo tempo em que é necessário motivar a sua equipe, é importante também saber fazer com que todos entendam quais são os reais objetivos e quais são as dificuldades para alcançá-los. E tudo isso precisa ser feito de uma maneira que mantenha o engajamento de todos.

Motivação e realidade

Lidar com a motivação de toda uma equipe, enquanto precisa lidar com problemas reais e que nem sempre são fáceis, não é uma tarefa simples.

Porém, um líder não pode simplesmente fechar os olhos para os problemas.

Ao invés disso, uma alternativa é mudar a forma como eles são encarados.

Se há problemas, há soluções. É nelas que o líder precisa estar focado para motivar a si mesmo e, consequentemente, seus colaboradores.

Uma das formas de manter uma equipe engajada é por meio da técnica do ciclo motivacional. Trata-se de uma estratégia que foca na superação de obstáculos e não nos problemas que existem ou que podem vir a existir. A própria palavra superação já muda o ponto de vista de uma pessoa sobre um problema. Porém, obviamente, só isso não é o suficiente para manter uma equipe motivada o tempo todo.

É necessário que as soluções apontadas sejam concretas. Se em uma loja há um problema de perda de clientes, um líder não precisa apenas dizer que é possível conseguir novos clientes. Ele precisa ser capaz de mostrar para a equipe como fazer isso. Traçar objetivos concretos e reais ajuda, pois todos percebem que existe uma evolução gradual.

Um grande diferencial do ciclo motivacional é que ele é adaptável. Em outras palavras, isso significa que, é possível mudar os objetivos quando se percebe que os resultados não estão sendo os melhores. É claro que isso deve ser conversado com a equipe, de maneira que todos entendam por que o plano irá mudar. Quando todos compram a ideia, também se motivam para continuar.

A importância da tomada de decisões

Como exposto anteriormente, é também papel de um líder saber quando mudar ou continuar com a mesma estratégia. Porém, saber exatamente quais são esses momentos não é exatamente fácil. Apesar disso, tomar decisões de maneira certeira e confiante faz toda a diferença, não apenas para as lideranças, mas para toda a equipe.

O mundo dos negócios pode ser comparado a um jogo de poker. Trata-se de uma realidade concreta e matemática, mas que também há informações incompletas. E da mesma forma que a tomada de decisões é uma das principais estratégias do poker, um líder empresarial precisa saber avaliar bem o cenário para gerir sua equipe da melhor maneira. Os resultados individuais e, consequentemente, da empresa, serão frutos dessa tomada de decisão.

O segredo está no equilíbrio

Há vários fatores que podem gerar desmotivação, como falta de perspectiva, falta de reconhecimento e sentimento de estagnação. E reverter a desmotivação de um funcionário é outro papel fundamental de qualquer líder.

Não basta apenas apontar direcionamentos e esperar que todas as pessoas reajam da mesma forma, assim como também não é eficiente esconder os problemas para que os membros da equipe acreditem que não há nada de errado. Além de não ser uma abordagem honesta e transparente, isso também não ajuda a solucioná-los.

O segredo está em um equilíbrio entre a motivação e a realidade. Não que a realidade em si seja desmotivadora, mas é importante apontar os desafios a partir de uma perspectiva de superação.

Em resumo, olhar para a realidade significa trabalhar na sua tomada de decisões ao mesmo tempo em que mantém a motivação dos seus funcionários. Trata-se de um desafio diário, porém necessário. Afinal, da mesma forma que você os mantém motivados, é a reposta deles que vai lhe manter engajado em seu trabalho.

Da redacao:  Patricia Bueno Mussi.


Fonte: Administradores


Titulo fixo

Solicite mais informações:

Entre em contato conosco para solicitar orçamento sobre nossos serviços.

© Athus Contabilidade 2015
Todos os direitos reservados.

Rua Mestre Teodoro Lourenço da Costa, 88
Bairro Consil, Cuiabá MT, 78048-425

(65) 3027-59.59

whatsApp (65) 99307-01.01

atendimento@athuscontabilidade.com.br

Assessor Jurídico

Marcos Davi Andrade

Crie seu novo site Go7
versão Normal Versão Normal Painel Administrativo Painel Administrativo